Na semana passada estava em frente a televisão, passando por alguns canais, quando reparei uma chamada referente a 2011, esta se referia a uma publicação da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) adotando uma resolução declarando 2011 como Ano Internacional das Florestas (Resolução A / RES / 61/ 93 em 20 de Dezembro).Atividades em apoio à data terão como foco a promoção do manejo sustentável, a conservação e o desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a conscientização do papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável. O Ano Internacional das Florestas auxiliará a mobilização da comunidade mundial a se juntar e trabalhar com governos, organizações internacionais e grupos civis para assegurar que as florestas sejam manejadas de modo sustentável para as gerações atuais e futuras.
Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.
Diante destas características a ONU - Organização das Nações Unidas buscou sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, declarando assim 2011, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.
A ideia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles: – a perda da biodiversidade;
– o agravamento das mudanças climáticas;
– o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
– o estímulo a assentamentos clandestinos e
– a ameaça à própria vida humana.
Para saber a respeito dos eventos que serão realizados durante 2011, em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, acesse o site oficial da iniciativa. No portal, ainda é possível divulgar as ações que você pretende promover nos próximos 12 meses em homenagem à causa.
No Brasil teremos apenas um evento que será realizado na Bahia nos dias 26 de Junho a 1º de Julho.Este evento terá um foco principal incorporado ao simbolismo ambiental do ano de 2011. Assim aconselho que tomemos atitudes no dia a dia que se comprometem com a responsabilidade ambiental de cada um durante todo o ano.
E Feliz 2011 !!!!!!
E Feliz 2011 !!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário