Esta semana choveu muito na cidade de Goiânia, algo raro. Diante deste cenário vejo o quanto a água da chuva está sendo ignorada.
"Repare em um dia de chuva,o quanto de água que cai sobre um telhado em meio a uma forte chuva pode ser considerável em um dia quente ou mesmo sem a própria água..."O período de estiagem deste ano no cerrado chegou a mais de 120 dias sem chuvas, mostrando o quanto devemos nos concientizar diante do uso de nossos recursos hídricos e outra fonte pouco relevada, que é a chuva.
A reutilização ou reúso da agua não é um conceito novo e tem sido praticado há anos. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reúso planejado um tema atual e importante. Neste sentido deve-se considera-lo como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da agua, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de agua.O que me lembra um simples e sábio mantra:
"O desperdício leva a falta."
Diante de todo esse processo de escassez da água estou desenvolvendo meu TCC voltado ao reúso da água e outras alternativas para seu consumo sustentável.
Hoje a escassez de água em algumas regiões leva as autoridades responsáveis pelo abastecimento e nós mesmos a buscar alternativas para reciclagem de água que, se por um lado resolvem a questão do abastecimento, por outro podem também estar reduzindo custos, palavra de ordem do mundo globalizado.
Descobri que o Governo tem incentivo para estes fins, porém o problema se estende a falta de pessoas que estejam dispostas a executar este tipo de projeto.
As águas pluviais representam um recurso natural muito importante. Pessoas que moram em lugares sem água, fontes e poços, podem coletar e purificar as águas pluviais para beber. Seria desejável que as águas pluviais urbanas fossem potáveis, mas a poluição do ar contribui para que isso não ocorra. Nas áreas urbanas, as águas pluviais são contaminadas pela poluição atmosférica.
Meu projeto se baseia na captação destas águas antes que caiam no solo e sejam direcionadas para algum corpo hídrico, carregando consigo uma série de fatores poluentes, ou seja, a captação das águas da chuva nos telhados das estruturas.
O processo que pretendo utilizar ainda possui um custo alto, mas vai se pagando aos poucos com a economia na conta de água.Inclusive meu projeto busca novas alternativas, aumentando a viabilidade economica. O consumo de água tratada em uma residência pode cair a menos da metade com a instalação deste sistema de captação de água:
Meu projeto se baseia na captação destas águas antes que caiam no solo e sejam direcionadas para algum corpo hídrico, carregando consigo uma série de fatores poluentes, ou seja, a captação das águas da chuva nos telhados das estruturas.
O processo que pretendo utilizar ainda possui um custo alto, mas vai se pagando aos poucos com a economia na conta de água.Inclusive meu projeto busca novas alternativas, aumentando a viabilidade economica. O consumo de água tratada em uma residência pode cair a menos da metade com a instalação deste sistema de captação de água:
- Coleta das águas pluviais do telhado através de calha; implantação de mini-reservatório com grelha; filtro de areia; armazenamento das águas pluviais no reservatório.A coleta das águas pluviais é feita diretamente nos telhados, sendo as calhas direcionadas para o mini-reservatório.
- Uma bomba envia a água do mini-reservatório para a caixa d'água elevada. A partir da caixa d'água, a água da chuva é distribuída para o vaso sanitário, a irrigação do jardim, o tanque de lavar roupa e a máquina de lavar.
Com esse processo de captação de água, é possível melhorar a vida de muitas pessoas que vivem em áreas secas, que, além de sofrerem com a falta d’água, ainda sofrem com enchentes de longa duração. A captação de água pluvial diminuiria tanto a falta d’água quanto as enchentes decorridas das chuvas.
No decorrer do meu projeto postarei minhas conclusões e outras alternativas tecnológicas para o uso deste presente que vem do céu.Podendo lhe ajudar a instalar um sistema tão eficiente quanto o meu em sua residência.
Pedro Ribeiro de Ávila Rocha Granado, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário