quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Produtos que contém ingredientes vindo de animais

Se você é vegano, precisa saber quais produtos tem ingredientes vindo de animais. E se não é, tente pelo menos, reduzir o uso destes.



Veganos não utilizam nenhum produto de origem animal.
No entanto, não é preciso ser vegano para tentar reduzir o consumo desses produtos.
Optar por produtos orgânicos é sempre uma boa saída, além de ser bem mais sustentável.

Veja abaixo a relação de alguns produtos que contém ingredientes animais (e que você provalmente não sabia):
Sacolas Plásticas
Muitos tipos de plástico, inclusive as sacolinhas de supermercado, contém um ingrediente que diminui o efeito estático que o material pode causar: gordura animal. Mais um motivo para usar uma ecobag.
Pneus de carro e de bicicleta
Para se certificar que seu meio de transporte é livre de produtos animais, cheque se o fabricante utiliza a versão vegetal do ácido esteárico, usado para conservar a forma do pneu sob atrito intenso. Segundo lista do fórum de Malhação Vegana, a Michelin é animal-free.
Cola de madeira usada em instrumentos musicais
Aparentemente, a cola feita com ossos e tecido conjuntivo cozidos é o melhor adesivo para fixar violinos, pianos e outros instrumentos musicais feitos de madeira. Além disso, ela também é usada pelos carpinteiros para colar mesas, portas, armários… Existe uma cola sintética, mas, para saber qual foi utilizada, só perguntando ao fabricante.
Biocombustível
Tá pensando que só existe álcool de cana de açúcar e biodiesel de óleo de mamona? Ele também pode ser feito com gordura de carne de boi e de frango. 
Fogos de artifício
Além de fazerem mal para o meio ambiente, eles também têm ácido esteárico em sua fórmula – e não dá pra saber se eles são de origem animal ou vegetal…
Amaciante de roupas
Ele contém dihydrogenated tallow dimethyl ammonium chloride em sua fórmula. Esse derivado da amônia vem das ovelhas, cavalos e vacas. 
Shampoo e condicionador
Sim, eles contém mais de 20 ingredientes vindos de animais. A melhor forma de saber com certeza é procurando marcas veganas. O site Guia Vegano recomenda a marca Surya, que tem certificação e tudo.
Pasta de dentes
A glicerina, também presente no shampoo e condicionador, pode ter origem animal e vegetal. Tente marcas veganas, como a Contente, Condor, Welleda e Natura.
Açúcar branco e mascavo
Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar. Há como fazer o mesmo processo com carbono granulado ou um sistema de troca de íons. Opte por açúcar cristal orgânico, se ficar na dúvida.

Fonte: Superinteressante
Por Alana Rany

Família inspira a redução de consumo e lixo.


Nessa semana foi publicada uma matéria sobre uma família britânica que conseguiu produzir apenas uma sacola de lixo em todo o ano de 2010.
O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, reciclam praticamente tudo, plantam grande parte da própria comida e transformam restos de alimento em adubo.
Além disso, eles compram produtos diretamente de produtores locais para evitar embalagens em excesso e, quando vão ao açougue, por exemplo, levam os próprios recipientes.
Em 2009, eles conseguiram reduzir sua produção de lixo para apenas uma lata. Em 2010, os Strauss, que vivem em Longhope, no condado de Gloucestershire, no Reino Unido, eles decidiram aumentar o desafio e não produzir lixo nenhum.
zerowaste
A pequena sacola de lixo continha alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.
Os Strauss começaram o desafio reduzindo o uso de plástico. Depois, passaram a reciclar e reaproveitar cada vez mais, além de usar baterias recarregáveis e painéis solares para gerar energia.
A experiência foi contada em um site na internet, que acabou virando referência sobre reciclagem e tem mais de 70 mil visitantes por mês.
A história desta família serve de exemplo e motivação para tentarmos reduzir a maior quantidade de lixo e consumo possível. Claro que para quem vive em grandes centros urbanos, é muito difícil plantar sua própria e praticar algumas outras ações dessa família.
Mas serve como lembrete para sempre fazermos tudo que está em nosso alcance para amenizar o impacto ao meio ambiente.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Código Florestal: conflito de interesses e expectativas

 Para o Ano Internacional das Florestas

O principal interesse dos colonizadores portugueses ao chegar no Brasil no século XVI foi explorar o "Pau Brasil", sendo o eixo da exploração econômica das florestas.Nas matas costeiras quase chegou a ser extinto. Inclusive o Brasil tem um histórico de dizimação da Mata Atlântica pelos novos ocupantes para construção de cidades e implantação de atividades agrícolas e pecuárias chegando a não haver mais madeira para mante o ritmo de expansão da construção e obras públicas.
"O país tem nome de árvore, tem a maior floresta ainda preservada do planeta, a Amazônia, mas já devastou uma das mais importantes reservas de biodiversidade já existente, a Mata Atlântica."            Dal Marcondes,2011.
Este cenário finalmente foi levado em consideração nesta ultima década.A aplicação de leis com um maior potencial de fiscalização e atuação fizeram com que grandes e pequenos proprietários rurais tenham seu partido diante da situação atual de nosso planeta.

Legislações como a regulamentação das Áreas de Preservação Permanente (APA)-Classificada para o uso direto dos recursos naturais, assim como as Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas e as Reservas de Fauna, - A legislação sobre Área de Preservação Permanente (APP) - já presente no Código de 1965, mas que ainda carecia de regulamentação- A regulamentação da Reserva Legal, que estabelece uma área em cada propriedade rural que deve ser preservada, juntamente com o capítulo de Meio Ambiente da Constituição de 1988 se tornaram as principais garantias de preservação de biodiversidade florestal no País, porém somente diante de punições criminais que estas leis se aplicaram, esperamos agora que despertamos a consciência de cada produtor e proprietário.

Pedro R.A.R. Granado

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

2011 - Ano Internacional das Florestas

Na semana passada estava em frente a televisão, passando por alguns canais, quando reparei uma chamada referente a 2011, esta se referia a uma publicação da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) adotando uma resolução declarando 2011  como Ano Internacional das Florestas (Resolução A / RES / 61/ 93 em 20 de Dezembro).

Atividades em apoio à data terão como foco a promoção do manejo sustentável, a conservação e o desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a conscientização do papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável. O Ano Internacional das Florestas auxiliará a mobilização da comunidade mundial a se juntar e trabalhar com governos, organizações internacionais e grupos civis para assegurar que as florestas sejam manejadas de modo sustentável para as gerações atuais e futuras.

Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

Diante destas características a ONU - Organização das Nações Unidas buscou sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, declarando assim 2011, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas

A ideia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles:
– a perda da biodiversidade;
– o agravamento das mudanças climáticas;
– o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
– o estímulo a assentamentos clandestinos e  
– a ameaça à própria vida humana. 

Para saber a respeito dos eventos que serão realizados durante 2011, em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, acesse o site oficial da iniciativa. No portal, ainda é possível divulgar as ações que você pretende promover nos próximos 12 meses em homenagem à causa.

No Brasil teremos apenas um evento que será realizado na Bahia nos dias 26 de Junho a 1º de Julho.Este evento terá um foco principal incorporado ao simbolismo ambiental  do ano de 2011. Assim aconselho que tomemos atitudes no dia a dia que se comprometem com a responsabilidade ambiental de cada um durante todo o ano.


E Feliz 2011 !!!!!!